quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Deus num Laboratório de Discecção



Depois do almoço, nada mais delicioso do que um laboratório de discecção, não é mesmo? Se bem que ultimamente não vinha sendo algo muito estigante (e eu gosto de discecar!). Agora estamos vendo cabeça e pescoço e só existe uma cabeça para 12 alunos. Então eu prefiri assistir. Sem luvas, sem bisturi, fiquei parada ao lado do atlas de anatomia olhando para a peça que estava sendo estudada: o ser humano. E aí foi estranho porque como a pele já não estava mais e já haviam feito o escalpe, os olhos estavam meio entre abertos. Pedi para um amigo fechar, mas não adiantava. Fiquei olhando pra ele, para seus olhos opacos. Já haviamos serrado a mandibula para estudar os outros músculos e veias e árterias e nervos... Mas o estado dele não estava muito bom... como o formol usado na solução conservante estava a 10% ele cheirava muito mal. Na mesa onde ele estava já escorria um líquido amarelo-esverdeado. Seu rosto estava deformado... ele estava muito morto. Morto a muito tempo. E então veio em minha mente " estavamos mortos em nossos delitos e pecados".


Caramba... em pensar que essa era a realidade da nossa alma, estavamos mortos. Em pensar que Deus olhava para mim e me via assim... mas " Ele nos deu vida". Então foi como se Deus me perguntasse: Você acredita nisso? Acredita que eu tenho poder para ressucitar os mortos? E eu pensei, acredito sim! Daí eu imaginei que se Deus quisesse ele poderia recompor aquele cadáver. Que se Deus quisesse ele reverteria todo o processo, colocaria de volta as partes que nós arrancamos, revestiria com pele... aquele líquido secaria... o cheiro não seria mais o mesmo. O coração dele voltaria a bater. Fiquei pensando no processo fisiológico de uma ressurreição, Deus mecheria nas células dele? Deus "concertaria" cada membrana célular? Deus está nos detalhes.Deus cuida da gente nos mínimos detalhes. E se fosse assim, e se houvesse uma explicação racional aceitável para isso não seria porque entendemos como o milagre aconteceu que ele deixaria de ser um milagre. E Deus não demonstra seu poder apenas trazendo da morte a VIDA, mas faz isso todos os dias nos MANTENDO VIVOS. Regendo todos os processos bioquímicos e transmissões neuronais e rítmos cardiácos... Nesse dia, mais do que aprender alguma coisa sobre a parótida, que sobre o masséter, sobre os nervos cranianos ou qualquer coisa, aprendi sobre Deus, sobre fé, e que ele venceu a morte. O que para nós seria impossível, sem Ele. " Ele nos deu vida, estando nós mortos em nossos delitos e pecados". Tudo fica tão mais interessante com Ele do meu lado...

Um comentário:

  1. Tem certeza que vc qr ser farmacêutica??
    Acho que deveria ser escritora...^^
    Adorei seu texto...
    Sucesso!!
    Beijos..
    De uma fisioterapêuta pra uma farmacêutica.

    ResponderExcluir