segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Santo Grau



Existe o ser , o ser oficial e o sentir ser. O grau nos faz ser o que somos oficialmente, mas só o paciente tem o poder de nos fazer sentir que somos médicos . É ele que num mundo invisível põe suas mãos sobre minha cabeça e me abençoa. Ele é quem me permite verdadeiramente ser e sentir assim... É ele quem gradua o meu coração...

 

Um comentário:

  1. Também acredito que seja a ele que devemos prestar juramento:

    "Amigo paciente,
    Proponho uma mudança. Jurar por Apolo, Hígia e Panacea, por mais pomposo que seja, carece de sinceridade. Estimo os valores que representam, mas não os tomo por divindades, e não seria difícil quebrar-lhes uma promessa.
    Médico e paciente estabelecem um vínculo de cumplicidade pouco comum nos dias de hoje. E esse relacionamento é que deve ser valorizado, ele sim é sagrado. Como médico, juro honrar esse compromisso com você, que me procura nos momentos de dor. Que me toma por esperança, quando tudo parece perdido. Que, mesmo quando a ciência é insuficiente, permanece com a confiança inabalável.
    Que eu pratique minha atividade de forma ética. Que meus conselhos não lhe causem dano. Que a maior recompensa de meu trabalho seja a sua cura, alívio e consolo.
    Até o nosso próximo encontro!"

    ResponderExcluir